MAPEAMENTO PRELIMINAR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ATRAVÉS DE CLASSIFICAÇÃO NÃO-SUPERVISIONADA DO MUNICÍPIO DE NOVA AURORA (PR)

  • Silva Junior C
  • NOVACK E
  • PAULO F
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
3Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O sensoriamento remoto tem sido uma importante ferramenta no mapeamento e planejamento territorial, fornecendo uma percepção sinóptica do uso do solo, pois as imagens de sensores orbitais permitem avaliar a produção dos espaços sociais em uma dada região em dado espaço temporal. O objetivo deste trabalho é verificar o uso e ocupação do solo do município de Nova Aurora (PR), através da classificação não supervisionada de imagem do sistema sensor CCD (Charge- coupled device) a bordo do satélite CBERS-2B. Foi utilizado o aplicativo de geoprocessamento o Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas (SPRING 5.1.3), bem como a determinação da área geográfica do município quanto à ocupação do solo, usando a metodologia quanti-qualitativa para a classificação das imagens. Os resultados preliminares apresentam que o município de Nova Aurora se caracteriza por uma intensa ocupação pela agricultura, seguida pela pecuária e por áreas com mata nativa. A área urbana, recursos hídricos e as de reflorestamento, representam uma pequena parcela do território estudado.

Author supplied keywords

Cite

CITATION STYLE

APA

Silva Junior, C. A., NOVACK, E., PAULO, F. F., BARBOSA, M. P., & Carvalho, L. A. (2012). MAPEAMENTO PRELIMINAR DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ATRAVÉS DE CLASSIFICAÇÃO NÃO-SUPERVISIONADA DO MUNICÍPIO DE NOVA AURORA (PR). In VI GeoNordeste: Regional Symposium on Remote Sensing and GIS (pp. 1–5). Aracaju-SE. Retrieved from www.vigeonordeste.com.br

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free