Limites e possibilidades encontrados por professores ao trabalharem com atividades investigativas nas aulas de ciências: o que as pesquisas apontam?

  • Meneses Moura A
  • De Souza C
  • Cunha A
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Neste texto trazemos o resultado de uma pesquisa que analisou artigos de referência na área em busca das discussões sobre os limites e possibilidades que professores descrevem ao trabalharem com atividades investigativas nas aulas de Ciências. Para isso, realizamos um levantamento em periódicos nacionais com Qualis/Capes A1, A2 e B1 na área de Ensino no período de 2013 a 2018. Encontramos 76 artigos relacionados com o Ensino de Ciências por Investigação e a partir do nosso objetivo, destacamos 6 que abordassem a temática para análise. As pesquisas destacam o interesse, curiosidade e interação dos alunos como pontos positivos da abordagem. A falta de organização da sala de aula e de auxílio durante o desenvolvimento, e falhas na formação foram os limites que apareceram com maior frequência.  Identificamos também a reflexão dos professores sobre a prática pedagógica e a possibilidade de trabalhar com essa abordagem em todos os níveis de ensino.

Cite

CITATION STYLE

APA

Meneses Moura, A. R., De Souza, C. B. S., Cunha, A. O., & Sedano, L. (2020). Limites e possibilidades encontrados por professores ao trabalharem com atividades investigativas nas aulas de ciências: o que as pesquisas apontam? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 13(2). https://doi.org/10.3895/rbect.v13n2.9832

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free