Semeadura direta de timbaúva ( Enterolobium contortisiliquum), canafístula ( Peltophorum dubium) e cedro ( Cedrela fissilis) em campos abandonados.

  • Meneghello G
  • Mattei V
N/ACitations
Citations of this article
13Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Foram avaliadas as espécies timbaúva (Enterolobium contortisiliquum), canafístula (Peltophorum dubium) e cedro (Cedrela fissilis) com semeadura direta em campos abandonados, quanto à eficiência da utilização do laminado de madeira como protetor físico e o manejo inicial da cobertura vegetal, através da aplicação de herbicida ou capina manual em torno da cova de semeadura. A semeadura foi realizada em covas separadas de 1 m na fileira e 2,5 m entre fileiras. Foram avaliadas as variáveis emergência, sobrevivência e número de covas com pelo menos uma planta, até sete meses após a semeadura. Os resultados encontrados possibilitaram concluir que as espécies nativas timbaúva, canafístula e cedro possuem potencial para serem utilizadas no método de regeneração por semeadura direta em campos abandonados. A utilização do laminado como protetor físico favorece o estabelecimetno inicial de plantas de cedro, especialmente por contribuir para uma menor mortalidade inicial. O manejo inicial de plantas daninhas, através da utilização de herbicida dessecante, no momento da semeadura, proporciona condições para a obtenção de maior densidade populacional inicial de plantas de timbaúva e cedro.

Cite

CITATION STYLE

APA

Meneghello, G. E., & Mattei, V. L. (2004). Semeadura direta de timbaúva ( Enterolobium contortisiliquum), canafístula ( Peltophorum dubium) e cedro ( Cedrela fissilis) em campos abandonados. Ciência Florestal, 14(2), 21–27. https://doi.org/10.5902/198050981803

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free