ALGUNS ASPECTOS SOBRE A PERIODICIDADE E TAXA DE CRESCIMENTO EM 8 ESPÉCIES ARBÓREAS TROPICAIS DE FLORESTA DE TERRA FIRME (AMAZÔNIA)

  • Botossou P
  • Vetter R
N/ACitations
Citations of this article
15Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Foram selecionadas 38 árvores tropicais pertencentes a 8 espécies de floresta de Terra Firme de um plantio de idade conhecida da Reserva Florestal "Adolfo Ducke" pertencente ao INPA (Manaus/ AM), localizado no km 26 da Rodovia AM 010 (Manaus - Itacoatiara). Como método experimental de estudo da periodicidade e taxa de crescimento em árrvores tropicais foram implantadas faixas dendrométricas permanentes com uma precisão de 0,2 mm de incremento em circunferência e realizadas marcações anuais do câmbio. Foram realizadas leituras mensais de incremento em circunferência por um período de 20 meses (novembro/1988 a junho/1990), comparando-as com dados de precipitação pluviométnca. Verificou-se que a atividade cambial reage ao estresse de água no período "seco", registrando-se baixo ou nenhum incremento em circunferência. Imediatamente, às primeiras precipitações da estação chuvosa observou-se um rápido aumento nas taxas de incremento. Algumas variações específicas das condições de crescimento em circunferência são consideradas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Botossou, P. C., & Vetter, R. E. (1991). ALGUNS ASPECTOS SOBRE A PERIODICIDADE E TAXA DE CRESCIMENTO EM 8 ESPÉCIES ARBÓREAS TROPICAIS DE FLORESTA DE TERRA FIRME (AMAZÔNIA). Revista Do Instituto Florestal, 3(2), 163–180. https://doi.org/10.24278/2178-5031.199132208

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free