Economia Ecológica, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: caminhos alternativos para o "pós-coronacrise" | Ecological Economy, sustainability, and sustainable development: alternative ways for “post-coronacrise”

  • Vieira da Silva L
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Entre o final de 2019 e 2021, a humanidade enfrentou possivelmente o maior desafio da geração atual: a pandemia da COVID-19, doença infecciosa causada pela variação do coronavírus conhecida como SARS-CoV-2. Este é um tempo de luto, de imensa tristeza, que demandou de Estados, empresas, Organizações Não Governamentais e toda a Sociedade Civil o total enfoque na mitigação de seus impactos socioeconômicos, além de escancarar as crescentes desigualdades sociais e a insustentabilidade das relações humanas com o meio ambiente. Tendo em vista a inaptidão do mercado para resolver crises e oferecer soluções para o enfrentamento dessa adversidade, um dos desdobramentos mais notáveis do período foi a contestação do modelo capitalista de produção e consumo, alicerçada em um arcabouço teórico que aspira uma reaproximação entre a humanidade e a biosfera. Sendo assim, este ensaio buscou na Economia Ecológica e na teorização do desenvolvimento sustentável as bases para novos horizontes de ação para o Século XXI.

Cite

CITATION STYLE

APA

Vieira da Silva, L. H. (2021). Economia Ecológica, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: caminhos alternativos para o “pós-coronacrise” | Ecological Economy, sustainability, and sustainable development: alternative ways for “post-coronacrise.” Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, 2, 1. https://doi.org/10.24220/2675-7885v2e2021a5294

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free