Collective action and association of heterogeneities in agroecological farmers' markets: Asoproorgánicos (Cali, Colombia)

2Citations
Citations of this article
12Readers
Mendeley users who have this article in their library.

This article is free to access.

Abstract

Neste artigo, analisa-se a heterogeneidade constitutiva dos mercados agroecológicos camponeses (mac). Ela é avaliada como fundamental para a construção de relações entre atores e para a realização de ações coletivas orientadas a fortalecer a prática de alimentação agroecológica e atingir o objetivo de "Fome zero", promulgado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Utiliza-se a etnografia multilocal (Marcus, 2001) como abordagem metodológica para estudar as dinâmicas microssociais que são produzidas nos mac e nas propriedades rurais de produção agroecológica conectadas com eles. O mac de Asoproorgánicos na cidade de Cali (Colômbia) é considerado um lugar privilegiado para posicionar o estudo, no qual são gerados dados qualitativos mediante entrevistas e observações relacionadas em diários de campo entre outubro de 2015 e novembro de 2017. Propõe-se uma análise simétrica dos dados (Rodríguez-Giralt, 2009) para conceituar as entidades sociais, naturais e tecnológicas que configuram os mac, como construções cuja principal característica é a heterogeneidade produzida entre elas (Doménech e Tirado, 1998). Analisam-se quatro dimensões da heterogeneidade: a) material, referida à associação de entidades humanas e não humanas; b) espacial, como efeito de diferentes modos de praticar o espaço; c) temporal, configurada a partir de tempos reversíveis, irreversíveis e narrados, e d) heterogeneidade de poder, associada com as tensões e as forças mediante as quais o coletivo é regulado (Mendiola, 2003). Conclui-se que o estudo da heterogeneidade contribui para ampliar repertórios teóricos em ciências sociais, especificamente em psicologia social, e que esta é fundamental para construir relações entre múltiplos atores. Construir e manter a associação de heterogeneidades é uma ação que envolve tensões, afetos e resultados inesperados, dado que ela não se reduz a uma variação da homogeneidade. Sua compreensão pode fortalecer o potencial dos mac para conseguir mudanças sociais por meio de práticas alimentares sustentáveis e, desse modo, tornar possíveis os cursos de ação traçados pelos Movimentos Sociais pela Soberania Alimentar.

Cite

CITATION STYLE

APA

Montoya, P. A. T., & Valencia, N. M. (2018). Collective action and association of heterogeneities in agroecological farmers’ markets: Asoproorgánicos (Cali, Colombia). Revista Colombiana de Sociologia, 41(2), 83–101. https://doi.org/10.15446/rcs.v41n2.70052

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free