A postura fletida está associada à independência funcional, mobilidade e qualidade de vida em pessoas com doença de Parkinson?

  • Pinheiro H
  • Nascimento T
  • Gervásio F
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Objetivo: Avaliar se a postura fletida (FFP) está associada à independência funcional, mobilidade e qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson (DP). Métodos: Estudo transversal e comparativo em Brasília/DF. Para avaliar a FFP, foi utilizado o teste de distância occipito-parede (DOP) e este foi comparado com medidas de força muscular (preensão palmar, extensão dorsal e membros inferiores), mobilidade funcional e qualidade de vida para verificar se há associações entre eles. Também foi verificado se havia correlação entre o estágio da doença, medido pela escala de Hoehn e Yahr (HY) e o tempo de diagnóstico. Resultados: Foram observadas correlações fortes entre DOP e HY, tempo de diagnóstico e qualidade de vida, e correlações moderadas entre marcadores de força muscular e mobilidade em indivíduos com DP. Conclusão: O FFP medida pelo DOP está fortemente associada com estágios de gravidade, tempo de diagnóstico e qualidade de vida e moderado com força muscular e mobilidade reduzida em pacientes com doença de Parkinson e representa uma medida simples e de baixo custo para a prática clínica.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pinheiro, H. A., Nascimento, T. C. F. do, Gervásio, F. M., Leal, J. C., & Mendes, F. A. dos S. (2022). A postura fletida está associada à independência funcional, mobilidade e qualidade de vida em pessoas com doença de Parkinson? Fisioterapia Brasil, 23(4), 551–562. https://doi.org/10.33233/fb.v23i4.5162

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free