Desenvolvimento e caracterização de espuma poliuretânica à base de Difenilmetano diisocianato (MDI) e óleo de linhaça (Linum usitatissimun L.)

  • Petró F
  • Krause Santin C
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Neste trabalho, desenvolveu-se uma espuma de poliuretano com poliol que foi obtida a partir do óleo de linhaça. Para a síntese do poliol, o método de epoxidação e hidroxilação do óleo de linhaça foi utilizado em uma única etapa, a partir do ácido perfórmico, gerado in situ, na relação molar de HCOOOH/H2O2/C=C igual a 3/1,5/1. A caracterização do poliol de óleo de linhaça deu-se através do índice de hidroxila, funcionalidade e espectro infravermelho, mostrando ser adequado para síntese de PU. A espuma PU desenvolvida foi sintetizada na proporção molar [NCO/OH] de 1,5 e caracterizada quanto à densidade, à morfologia, à reatividade e às propriedades mecânicas, apresentando propriedades similares às espumas comerciais semirrígidas. Palavras-chave: síntese polimérica; poliuretano, óleo de linhaça.

Cite

CITATION STYLE

APA

Petró, F., & Krause Santin, C. (2022). Desenvolvimento e caracterização de espuma poliuretânica à base de Difenilmetano diisocianato (MDI) e óleo de linhaça (Linum usitatissimun L.). Revista Liberato, 23(39), 77–88. https://doi.org/10.31514/rliberato.2022v23n39.p77

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free