Composição florí­stica e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em Cerrado sentido restrito na Serra de Jaraguá, Goiás, Brasil.

  • Abreu T
  • Pinto J
  • Lenza E
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
27Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo descrever a composição florí­stica e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em área de Cerrado sentido restrito, no Parque Estadual da Serra de Jaraguá, Goiás e comparar os parâmetros florí­sticos e estruturais com de outras comunidades savânicas do Cerrado. Foram inventariadas dez parcelas de 20 x 50 m e registrados todos os indiví­duos com diâmetro a 30 cm do solo - Db30 cm ââ?°¥ 5 cm. Foram amostrados 1.913 ind.ha-1, perfazendo área basal de 13,42 m2.ha-1. Os valores de riqueza (63 espécies) e do í­ndice de diversidade de Shannon (Hââ?¬â?¢ = 3,41) encontrados estão na faixa de variação registrada em outros estudos realizados no Brasil Central e refletem alta diversidade alfa na área estudada. A densidade de indiví­duos e a área basal total foram elevadas quando comparadas  quelas de outros estudos em formações savânicas do Cerrado. Os resultados indicaram efeito pouco evidente dos diferentes substratos sobre a riqueza, a densidade e a área basal das comunidades. A densidade e a estrutura da vegetação da comunidade estudada e das demais comunidades comparadas foram geralmente determinadas por um pequeno número de espécies, enquanto a maioria das espécies apresentou baixas abundâncias e pequena importância estrutural em escala local.

Cite

CITATION STYLE

APA

Abreu, T. A. L., Pinto, J. R. R., Lenza, E., Mews, H. A., & Rodrigues dos Santos, T. R. (2014). Composição florí­stica e estrutura da vegetação arbustivo-arbórea em Cerrado sentido restrito na Serra de Jaraguá, Goiás, Brasil. Heringeriana, 6(2), 42–53. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v6i2.29

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free