Trânsito de africanos: circulação de pessoas, de saberes e experiências religiosas entre os Rios de Guiné e o arquipélago de Cabo Verde (séculos XV-XVII)

  • Horta J
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este artigo trata de africanos que circularam entre os rios da Grande Senegâmbia e as ilhas de Cabo Verde, entre o final do século XV e o século XVII. Através de fragmentos de alguns percursos de vida registados nas escritas de viagem da época, procura-se indagar a que ponto essa circulação transformou social e culturalmente os homens e mulheres que, na costa guineense, usufruíam de um estatuto elevado. Em contrapartida, procura-se vislumbrar o modo como a sua presença marcou todos aqueles, africanos, europeus e luso-africanos, com quem interagiram nos espaços em que viveram. O trânsito de experiências religiosas será uma das dimensões exemplificadas. Nos estudos de caso em que se verificou um regresso de africanos livres à África continental, pretende-se reconstituir as condições e vicissitudes em que ele ocorreu.

Cite

CITATION STYLE

APA

Horta, J. S. (2014). Trânsito de africanos: circulação de pessoas, de saberes e experiências religiosas entre os Rios de Guiné e o arquipélago de Cabo Verde (séculos XV-XVII). Anos 90, 21(40). https://doi.org/10.22456/1983-201x.47140

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free