Vulnerabilidade costeira frente a mudanças climáticas e políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro: estamos prontos?

  • Aguiar T
  • Ervatti M
N/ACitations
Citations of this article
8Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

No cenário mundial concernente às mudanças climáticas, em que o município do Rio de Janeiro é visto como uma região de alto potencial de risco e vulnerabilidade costeira, a cidade passa a estar exposta com mais recorrência a eventos extremos e a implantação de medidas para a mitigação de tais efeitos é necessária. O presente artigo tem como objetivos, a partir do conceito de vulnerabilidade, identificar as áreas mais afetadas da cidade e investigar as políticas públicas existentes quanto aos possíveis riscos ambientais, em decorrência das mudanças climáticas globais, com ênfase nas zonas mais vulneráveis da região costeira. A pesquisa é desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa documental. Na conclusão, são apresentadas sugestões para o desenvolvimento de novas pesquisas voltadas para vulnerabilidade costeira local, ampliando o leque de intervenção para além da perspectiva mundial, com referência à problemática das mudanças climáticas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Aguiar, T. M. C. B. de, & Ervatti, M. (2020). Vulnerabilidade costeira frente a mudanças climáticas e políticas públicas na cidade do Rio de Janeiro: estamos prontos? Novos Cadernos NAEA, 23(2). https://doi.org/10.5801/ncn.v23i2.7171

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free