Avaliação da Usabilidade de Telefones Celulares no Mercado Brasileiro: Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar têm Alguma Influência?

  • Aguiar F
  • Barrichello A
  • Morano R
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Atualmente métodos de investigação de usabilidade desempenham papel significativo durante o ciclo de desenvolvimento de um produto, uma vez que tal construto pode ser um indicador de maior ou menor adequação dos consumidores aos novos lançamentos e consequentemente sobre sua decisão de compra. O objetivo deste trabalho foi a identificação da influência de gênero, idade, escolaridade e renda familiar na usabilidade de telefones celulares no mercado brasileiro. Foi realizada pesquisa descritiva de natureza quantitativa com coleta de dados realizada por questionário adaptado com vistas à avaliação de produtos eletrônicos móveis, verificando-se a usabilidade em seus seis componentes hierárquicos (Facilidade de Aprendizagem e Uso, Disponibilidade e Capacidade de Resolver Problemas, Aspectos Afetivos e Propriedades Multimídia, Comandos e Mínima Carga de Memória, Controle e Eficiência, e Tarefas Típicas para Telefone Celular). Por meio de análise fatorial exploratória verificou-se a unifatorialidade das escalas usadas para os componentes hierárquicos da usabilidade e posteriormente foram feitas comparações de cada um destes componentes entre grupos diferenciados por gênero, idade, escolaridade e faixa de renda familiar. Gênero e idade foram as variáveis que se mostraram com maior poder de influência sobre as diferentes dimensões da usabilidade de celulares. A idade influencia na facilidade em resolver os problemas em aparelhos celulares e mulheres são mais afeitas a produtos que envolvam respostas emocionais. Por sua vez a renda familiar não mostrou interferência no conhecimento dos comandos e na eficiência do celular usado, o que pode ser um indicativo de adequação entre renda e o nível de sofisticação do equipamento utilizado. A escala de Facilidade de Aprendizagem e Uso não mostrou a unifatorialidade esperada, devendo ser motivo de futuros estudos, pois aparentemente contém outros fatores (Facilidade de Aprendizagem, Ferramentas Oferecidas pelo Aparelho e Facilidade de Uso) e não somente uma única dimensão.

Cite

CITATION STYLE

APA

Aguiar, F. H. O., Barrichello, A., Morano, R. S., Silva, D. L., Oliveira, G. M., & Seabra, V. B. (2014). Avaliação da Usabilidade de Telefones Celulares no Mercado Brasileiro: Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar têm Alguma Influência? Revista de Administração IMED, 4(2), 144–160. https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v4n2p144-160

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free