Criação e Gestão do Conhecimento em Projeto de EAD: Análise da parte do Projeto Aluno Integrado do Ministério da Educação coordenada pela UFSC.

  • Soares A
  • Nakayama M
  • Klering L
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O artigo apresenta um estudo de caso sobre o modo como ocorreu a gestão do conhecimento na parte coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no período de 2010 e 2011, na modalidade de EaD. Um dos objetivos do estudo foi analisar como aconteceu a gestão do conhecimento entre a equipe do curso PAI nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, sob a coordenação da UFSC. Para compreender e analisar o caso, recorreu-se ao modelo das condições capacitora de conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Ground Theory (GT). Os resultados das análises apontaram a socialização, como uma das etapas mais deficitárias dentro do cenário da gestão do conhecimento; também sugerem acrescentar a condição capacitora de conhecimento infraestrutura tecnológica, ao modelo proposto pelos autores.

Cite

CITATION STYLE

APA

Soares, A. P., Nakayama, M. K., Klering, L. R., & Silveira, R. A. (2014). Criação e Gestão do Conhecimento em Projeto de EAD: Análise da parte do Projeto Aluno Integrado do Ministério da Educação coordenada pela UFSC. Revista Gestão Organizacional, 6(4). https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1144

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free