A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL)

  • Brasil L
  • Pereira A
  • Machado V
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção feminina no corpo funcional, cargos de chefia e funções de conselho a partir da análise do Balanço Social e das Informações Anuais (IAN’s) da Companhia Energética do Paraná, COPEL. A pesquisa delimitada pelos período de 1999 a 2006 está suportada por materiais bibliográficos, bases de dados virtuais, documentos e artigos relacionados. Os achados do estudo permitem inferir que, no período analisado, tem-se que a participação das mulheres no corpo funcional da COPEL permanece próxima a 17,5%. A participação na chefia foi em média 6,1%. Para os cargos do Conselho de Administração, a média foi de 4,7%. Não foi possível encontrar evidência de participação feminina no Conselho Fiscal nem nas diretorias a partir dos IAN’s. No estudo pode-se verificar que o quadro de inclusão da mulher na COPEL não acompanhou a evolução da PEA feminina das 4 maiores regiões metropolitanas brasileiras, apresentando médias de participação inferiores à participação feminina na PEA no período de 2002 a 2006. Sugere-se a ampliação de pesquisas relacionadas ao tema da inserção vertical de gênero nas empresas, a fim de obter maiores evidências para o setor elétrico e demais setores no Brasil.

Cite

CITATION STYLE

APA

Brasil, L., Pereira, A. N., & Machado, V. L. (2016). A INSERÇÃO DO GÊNERO FEMININO NA EMPRESA VIS-À-VIS A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PARANÁ (COPEL). Gestão e Sociedade, 3(5), 95. https://doi.org/10.21171/ges.v3i5.690

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free