O Desenvolvimento de Recursos em Redes Interorganizacionais e o Processo de Internacionalização: o caso Wines from Brazil

  • Carneiro Zen A
  • Dalmoro M
  • Fensterseifer J
N/ACitations
Citations of this article
2Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A internacionalização vem se tornando um imperativo para a sobrevivência de diversos\r<br />setores industriais brasileiros. No caso do setor vinícola, constata-se que o crescimento da\r<br />concorrência com vinhos importados nos últimos anos tem levado as empresas do setor a\r<br />buscarem novos mercados além das fronteiras nacionais. Nesse sentido, a articulação das\r<br />empresas em redes interorganizacionais poderá estimular o processo de internacionalização\r<br />por meio da geração de recursos estratégicos para este processo. A dinâmica das relações\r<br />interorganizacionais poderá gerar recursos que extrapolam os limites das empresas e que\r<br />poderão facilitar o processo de internacionalização. Este trabalho tem como objetivo analisar\r<br />o desenvolvimento de recursos no âmbito das redes interorganizacionais e a influência destes\r<br />no processo de internacionalização. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso na rede de\r<br />vinícolas Wines from Brazil. Os resultados evidenciam que a rede tem colaborado para a\r<br />geração de recursos, tais como a reputação do vinho brasileiro, o conhecimento do mercado e\r<br />o fluxo de informação entre os participantes. Os recursos gerados na Rede e com acesso\r<br />exclusivo aos membros deste grupo foram denominados de “recursos de clube” ou club good.\r<br />Entretanto, a apropriação desses recursos não ocorre de maneira homogênea, evidenciando a\r<br />existência de assimetrias entre seus membros As assimetrias podem resultar de arquiteturas\r<br />organizacionais específicas dos membros da rede, tais como porte, base de recursos\r<br />complementares e capacidade absortiva das empresas. Novos trabalhos poderão investigar os\r<br />fatores que influenciam esta apropriação heterogênea dos recursos.

Cite

CITATION STYLE

APA

Carneiro Zen, A., Dalmoro, M., & Fensterseifer, J. E. (2009). O Desenvolvimento de Recursos em Redes Interorganizacionais e o Processo de Internacionalização: o caso Wines from Brazil. In XXXIII Encontro da ANPAD. São Paulo.

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free