EFICIÊNCIA OPERACIONAL E RELACIONAMENTO NA CADEIA DE ABASTECIMENTO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA ESTUDO DE CASO SOBRE UMA PEQUENA EMPRESA DISTRIBUIDORA

  • RATAO B
  • JUNIOR A
N/ACitations
Citations of this article
2Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O gerenciamento efetivo e apropriado da cadeia de abastecimento considera fundamental a eficiência inter-organizacional dos processos e a qualidade dos relacionamentos entre os agentes, objetivando o alinhamento de esforços e resultados. Para micro, pequena e média empresa, alcançar esse resultado na sua cadeia de abastecimento torna-se ainda mais desafiador por colocar em tensão a informalidade ágil do pequeno negócio, porém em grande parte das vezes desestruturada, diante da formalidade profissional, eficiente, porém fria e calculista no seu tecnicismo. Através de estudo de caso simples da cadeia de abastecimento de uma pequena empresa distribuidora brasileira, compradora cativa de um produtor de Taiwan, analisamos estas tensões existentes e concluímos que os modelos de análise de relacionamento presentes na literatura não contemplam estas tensões e peculiaridades da PME, havendo indícios para propor um processo de transição em que a informalidade deva ser modificada, porém, não substituída pelo formalismo.

Cite

CITATION STYLE

APA

RATAO, B. P., & JUNIOR, A. S. T. (2010). EFICIÊNCIA OPERACIONAL E RELACIONAMENTO NA CADEIA DE ABASTECIMENTO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA ESTUDO DE CASO SOBRE UMA PEQUENA EMPRESA DISTRIBUIDORA. SIMPOI, 1–16.

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free