ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA ORGANIZATIONAL STRUCTURE AND MANAGEMENT UNDER THE CONTINGENCY

  • Fagundes J
  • Petri M
  • Lavarda R
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
28Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo identificar como se classifica a estrutura organizacional e a gestão de uma empresa de fabricação e montagem de equipamentos industriais, sob a ótica da teoria contingencial. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Burns & Stalker (1960) e Lawrence & Lorsch (1967), que contribuíram com a utilização da variável ambiente para a definição das estruturas organizacionais nas empresas. A metodologia foi o estudo de caso qualitativo, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas como principal técnica de coleta de dados. No fator relativo à divisão do trabalho, os resultados confirmaram que o modelo de estrutura da organização classifica-se como uma estrutura mecânica. Nos demais fatores, a empresa apresenta indícios dos dois modelos de estrutura, tanto mecânica quanto orgânica. Pode-se afirmar que os achados corroboraram a literatura acerca da teoria da contingência, onde se assegura que não há uma fórmula única para administrar uma empresa.

Cite

CITATION STYLE

APA

Fagundes, J. A., Petri, M., Lavarda, R. A. B., Rodrigues, M. R., Lavarda, C. E. F., & Soller, C. C. (2010). ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO SOB A ÓTICA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA ORGANIZATIONAL STRUCTURE AND MANAGEMENT UNDER THE CONTINGENCY. Gestão & Regionalidade, 26(78), 52–63.

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free