Análise da sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (Estado do Rio Janerio, Brasil) a potenciais derramamentos de óleo.

  • Pinheiro A
  • Carvalho da Silva A
N/ACitations
Citations of this article
12Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente estudo objetiva compreender o grau de sensibilidade ambiental do litoral de Paraty a potenciais eventos de derramamento de óleo e as consequências destes para os ecossistemas da região. Foram realizados 6 trabalhos de campo para a caracterização morfológica e sedimentar de seis praias de Paraty e mapeamento dos ambientes costeiros para a aplicação do Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL) a eventos de derramamento de óleo. Como resultado, foram encontrados os seguintes ISL à poluição por óleo: ISL 1 e 2, atribuído aos costões rochosos de baixa a alta declividade respectivamente, localizados nas enseadas e ilhas; ISL 4, para as praias de Taquari, Prainha e São Gonçalinho; ISL 5, para as praias de Jabaquara (setor sul), Barra de Corumbê e São Gonçalo; ISL 6, para os depósitos de tálus e enrocamentos; ISL 10, correspondente as áreas de manguezais. O estudo da sensibilidade ambiental aponta para níveis distintos de vulnerabilidade deste litoral. A poluição por óleo em Paraty, tende a causar sérios danos aos diversos ecossistemas costeiros e marinhos, assim como às atividades turísticas e pesqueiras.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pinheiro, A. B., & Carvalho da Silva, A. L. (2021). Análise da sensibilidade ambiental do litoral de Paraty (Estado do Rio Janerio, Brasil) a potenciais derramamentos de óleo. Revista Geográfica de América Central, 1(66), 157–188. https://doi.org/10.15359/rgac.66-1.6

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free