MUDANÇAS NORMATIVAS PARA UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO INSS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DOS MODELOS NA GESTÃO DE PESSOAS.

  • Pereira R
  • Couto F
  • Sindeaux R
N/ACitations
Citations of this article
21Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente artigo visa analisar, a partir de um estudo descritivo, o modelo normativo de gestão de pessoas do INSS, a partir dos dois modelos de Administração Pública – Burocracia e Nova Administração Pública – para que se possa perceber quais foram as mudanças implementadas na gestão da autarquia nos últimos anos. Em relação à caracterização do modelo de gestão do INSS, verificou-se existir tanto aspectos que são típicos de organizações burocráticas, como também da perspectiva gerencial. Foram identificados aspectos relacionados à Burocracia no exercício da autoridade; na legalidade das ações; na impessoalidade dos servidores; na estrutura hierárquica; nos valores da competência técnica e da meritocracia e na previsibilidade de ações e procedimentos. Também foram identificados aspectos relacionados à Nova Gestão Pública na questão do treinamento, da recompensa, da avaliação de desempenho e no estabelecimento de princípios gerais de gestão e governança e em princípios específicos relacionados à gestão das agências e dos servidores.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pereira, R. M. M., Couto, F. F., & Sindeaux, R. V. (2015). MUDANÇAS NORMATIVAS PARA UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO INSS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DOS MODELOS NA GESTÃO DE PESSOAS. Revista de Carreiras e Pessoas, 5(2). https://doi.org/10.20503/recape.v5i2.24518

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free