REMOÇÃO DO CORANTE REMAZOL BLACK B PELO USO DA BIOMASSA MISTA DE ASPERGILLUS NIGER E CAPIM ELEFANTE (Pennisetum purpureum schum).

  • Cruz I
  • Marques L
  • De Souza K
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de remoção do corante Remazol Black B, a partir de uma solução aquosa sintética, utilizando biomassa mista de Aspergillus niger e Capim elefante (Pennisetum purpureum Schum), em diferentes condições de temperatura (30, 40 e 50 ± 2 ºC), em concentrações na faixa de 25 a 85 mg·L-1 e tempo de 0 a 160 min. O estudo cinético foi caracterizado pelo modelo de pseudossegunda ordem. O modelo de isoterma de Langmuir apresentou o melhor ajuste a técnica de linearização e apresentou capacidade de adsorção máxima de 9,645 mg·g-1. A espontaneidade da reação de adsorção foi obtida pela energia livre de Gibbs. O estudo termodinâmico indicou que a adsorção foi favorável e espontânea, e que o aumento da temperatura provoca redução da capacidade adsortiva.

Cite

CITATION STYLE

APA

Cruz, I. J., Marques, L. M., De Souza, K. C., De Lima, V. F., Marques, O. M., & Junior, A. J. do N. (2016). REMOÇÃO DO CORANTE REMAZOL BLACK B PELO USO DA BIOMASSA MISTA DE ASPERGILLUS NIGER E CAPIM ELEFANTE (Pennisetum purpureum schum). Engevista, 18(2), 265. https://doi.org/10.22409/engevista.v18i2.727

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free