PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA E EXPANSÃO URBANA: o caso da concentração fundiária na implantação de loteamentos em Fortaleza (1930-2000)

  • De Oliveira Santos E
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Entre os diversos caminhos teórico-metodológicos e recortes temáticos que se poderia adotar para discutir a produção do espaço em Fortaleza, o presente trabalho propõe-se a analisar a expansão urbana a partir da implantação de loteamentos na cidade no período de 1930 a 2000. Os procedimentos metodológicos adotados foram: sistematização dos dados do Cadastro de Loteamentos cotejada com entrevistas qualitativas; análise dos planos municipais e das legislações que regularam a implantação de loteamentos; e revisão de textos acadêmicos sobre a temática. O texto estrutura-se em três partes: a primeira discute os fundamentos teórico-metodológicos da produção do espaço urbano referenciada na realidade de Fortaleza; a segunda retoma o processo histórico que transformou Fortaleza de pequena vila numa metrópole regional; e a terceira analisa os dados do Cadastro de Loteamentos da cidade.

Cite

CITATION STYLE

APA

De Oliveira Santos, E. (2012). PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA E EXPANSÃO URBANA: o caso da concentração fundiária na implantação de loteamentos em Fortaleza (1930-2000). Ateliê Geográfico, 6(4). https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.17026

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free