ESTUDO COMPARATIVO DE DOCKING MOLECULAR ENTRE O INIBIDOR DE PROTEASE SAQUINAVIR E O CAROTENOIDE BIXINA COMO POTENCIAL INIBIDOR DO VÍRUS HIV TIPO I (1HXB)

  • Silva J
  • Marinho M
  • Silva J
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
13Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Atualmente, dentre os inibidores de protease de HIV aprovados pela FDA, disponíveis comercialmente, destaca-se o Saquinavir, um fármaco indicado para o tratamento do HIV-1 com imunodeficiência avançada, juntamente com análogos de nucleosídeo antirretrovirais, em que atua como inibidor da protease, com atividade contra o vírus da imunodeficiência humana Tipo 1 (HIV-1), ligando-se ao sítio ativo da protease e inibindo a atividade da enzima. Derivados semissintéticos da bixina vem sendo pesquisados, com a expectativa de desenvolver fármacos, direcionados a aplicações específicas como antitumorais, fotoprotetores, dentre outros. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar o potencial inibidor do ligante Bixina em comparação ao ligante Saquinavir complexado na proteína 1HXB (código PDB) do HIV-1 Protease, por meio do acoplamento molecular. A metodologia se desenvolveu em 5 etapas: obtenção da estrutura do ligante Bixina no repositório ChemSpider; obtenção da estrutura proteica do HIV-1 no repositório Protein Data Bank; otimização do ligante por meio do software Mopac; preparação do ligante e da proteína por meio do software AutoDockTools; Docking Molecular. Após a finalização do acoplamento molecular, foi analisado o desvio existente entre o ligante e a proteína, onde os valores de RMSD encontrados foram RMSD l.b. 1.902 Å e RMSD u.b. 2.285 Å, 21 torções ativas e energia de afinidade de -3.3 kcal/mol. As interações do acoplamento molecular ligante-proteína indicam que o complexo estudado apresenta potencial ao desenvolvimento de um novo fármaco contra o HIV-1 Protease, uma vez que a Bixina se acoplou na mesma região do fármaco Saquinavir, complexado na proteína 1HXB.

Cite

CITATION STYLE

APA

Silva, J., Marinho, M. M., Silva, J. E. da, Marinho, E. M., & Marinho, E. S. (2018). ESTUDO COMPARATIVO DE DOCKING MOLECULAR ENTRE O INIBIDOR DE PROTEASE SAQUINAVIR E O CAROTENOIDE BIXINA COMO POTENCIAL INIBIDOR DO VÍRUS HIV TIPO I (1HXB). Revista Expressão Católica Saúde, 3(1), 35. https://doi.org/10.25191/recs.v3i1.2223

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free