A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PELO PROGRAMA REUNI: DEMOCRATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA OU APENAS UMA AMBIVALÊNCIA LEGAL?

  • Pachane G
  • Vitorino B
N/ACitations
Citations of this article
11Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto das recentes políticas educacionais nas condições de trabalho dos professores, em especial o REUNI e, partir delas, seus reflexos na qualidade da educação ofertada nas universidades brasileiras. Iniciamos por uma breve contextualização das recentes políticas educacionais, a seguir, apresentamos os dados obtidos em uma pesquisa realizada em 2013/2014, cuja coleta foi realizada com professores efetivos de uma universidade federal, atuantes em cursos abertos após a adesão ao REUNI. A realidade retratada é preocupante, pois tende à precarização do trabalho docente com consequente queda na qualidade de ensino. Assim, embora o REUNI, por um lado tenha significado real ampliação da oportunidade de acesso ao ensino superior, por outro, deixa muito a desejar no que diz respeito a infra-estrutura universitária, condições de trabalho dos professores e na qualidade da educação ofertada, o que nos leva ao questionamento proposto no título.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pachane, G. G., & Vitorino, B. D. M. (2015). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PELO PROGRAMA REUNI: DEMOCRATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA OU APENAS UMA AMBIVALÊNCIA LEGAL? Poiésis - Revista Do Programa de Pós-Graduação Em Educação, 9(16), 438. https://doi.org/10.19177/prppge.v9e162015438-456

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free