Florí­stica, diversidade e estrutura da vegetação arbórea de cerrado sentido restrito e cerradão adjacentes, Parque Ecológico dos Pequizeiros, Distrito Federal.

  • Casella F
  • Silva Júnior M
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A vegetação arbórea de cerradão (Cd) e cerrado sentido restrito (Cr) foi estudada no Parque Ecológico dos Pequizeiros, DF. Foram alocadas vinte parcelas de 20 x 50 m (dez para cada área), onde todos os indiví­duos lenhosos com DAS30cm ââ?°¥ 5 cm foram amostrados. A densidade total observada no Cd foi de 1.495 ind.ha-1 distribuí­dos em 103 espécies, enquanto no Cr foi de 1.152 ind.ha-1 distribuí­dos em 96 espécies. O í­ndice de diversidade de Shannon (Hââ?¬â?¢) para Cd foi de 3,67 e 3,59 no Cr. A área basal na fitofisionomia florestal foi de 26,28 m2.ha-1e 18,78 m2.ha-1 na formação savânica estudada. Estes valores refletem elevada riqueza e área basal para ambas as áreas. A análise de similaridade evidenciou que as fitofisionomias possuem flora complementar e indicou que a composição florí­stica dos cerradões é resultado da colonização de espécies de fitofisionomias savânicas e florestais adjacentes, assim como por espécies generalistas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Casella, F. M., & Silva Júnior, M. C. da. (2014). Florí­stica, diversidade e estrutura da vegetação arbórea de cerrado sentido restrito e cerradão adjacentes, Parque Ecológico dos Pequizeiros, Distrito Federal. Heringeriana, 7(2), 127–142. https://doi.org/10.17648/heringeriana.v7i2.82

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free