Massa específica básica e massa seca de madeira de Eucalyptus grandis sob o efeito do espaçamento de plantio e da posição axial no tronco.

  • Goulart M
  • Haselein C
  • Hoppe J
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
21Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Neste trabalho, foram investigadas a massa específica básica e a massa seca de madeira e de casca de Eucalyptus grandis W Hill ex-Maiden em função de 12 espaçamentos de plantio. A madeira foi retirada de árvores procedentes de unidades experimentais da AFUBRA com idade aproximada de 10 anos. Foram utilizadas 36 árvores (três por parcela) nos ensaios. Discos na base, DAP, 25, 50, 75 e 100% da altura comercial foram retirados de cada árvore para determinação da massa específica básica da madeira e da casca. Exceto para os menores espaçamentos, houve uma redução da massa específica básica e da massa seca de madeira e de casca com o aumento do espaço vital. Os espaçamentos entre linhas de plantio que produziram os maiores valores das variáveis estudadas situaram-se entre 1,5 e 2 m.

Cite

CITATION STYLE

APA

Goulart, M., Haselein, C. R., Hoppe, J. M., Farias, J. A., & Pauleski, D. T. (2003). Massa específica básica e massa seca de madeira de Eucalyptus grandis sob o efeito do espaçamento de plantio e da posição axial no tronco. Ciência Florestal, 13(2), 167–175. https://doi.org/10.5902/198050981753

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free