A iconologia como experiência estética. Ensaio sobre uma imagem sem fonte encontrada no Warburg Institute Photographic Collection.

  • Tonin T
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este artigo narra a experiência de pesquisa iconológica possibilitada pelo Warburg Institute Photographic Collection, em busca das fontes e referências de uma fotografia do acervo londrino. O ensaio desenvolve-se ao redor do tema clássico das personificações das deusas Fortuna e Vênus, e as relações visuais que se apresentam entre ambas, principalmente depois do século XV. Levantam-se questões acerca do processo metodológico do historiador da arte frente à pesquisa em arquivos e acervos, e também frente às problemáticas linguísticas. Compreende-se a pesquisa de matriz iconológica como um processo de criação narrativa e de tensões entre corpo, palavra e imagem, e portanto, como uma experiência estética. O ensaio desenvolve diálogos com Aby Warburg, Edgar Wind, Fritz Saxl, Monica Centanni e Raul Antelo.

Cite

CITATION STYLE

APA

Tonin, T. (2021). A iconologia como experiência estética. Ensaio sobre uma imagem sem fonte encontrada no Warburg Institute Photographic Collection. Palíndromo, 13(30), 247–271. https://doi.org/10.5965/2175234613302021247

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free