Caracterização colorimétrica das madeiras de muirapiranga ( Brosimum rubescens Taub.) e de seringueira ( Hevea brasiliensis, clone Tjir 16 Müll Arg.) visando à utilização em interiores.

  • Autran C
  • Gonçalez J
N/ACitations
Citations of this article
14Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Ainda que recente, a técnica para a determinação da cor da madeira por meio da colorimetria quantitativa mostra-se precisa e eficaz. O sistema CIELAB 1976, que determina os parâmetros colorimétricos L*, a*, b*, C e h*, mostrou-se eficiente para a determinação da cor das madeiras de muirapiranga (Brosimum rubescens) e de seringueira (Hevea brasiliensis, clone Tjir 16). A madeira de muirapiranga é de cor vermelha-amarronzada (L* de 42,39), tendo o pigmento vermelho (a* de 22,02) como determinante, apesar de o pigmento amarelo (b*) ter influência significativa na definição de sua cor. A madeira de seringueira apresenta cor amarela (L* de 77,55), fortemente influenciada pelo pigmento amarelo (b* de 19,61). Considerando o parâmetro cor, ambas as madeiras apresentam potenciais para serem utilizadas em interiores.

Cite

CITATION STYLE

APA

Autran, C. da S., & Gonçalez, J. C. (2006). Caracterização colorimétrica das madeiras de muirapiranga ( Brosimum rubescens Taub.) e de seringueira ( Hevea brasiliensis, clone Tjir 16 Müll Arg.) visando à utilização em interiores. Ciência Florestal, 16(4), 445–451. https://doi.org/10.5902/198050981926

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free