Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos.

  • Anastacio A
  • Pereira S
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este trabalho objetiva relatar a experiência de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com foco na educação nutricional, em um CEJA no Rio de Janeiro. Para a implementação da PBL, uma equipe formada por nutricionistas e docentes elaboraram, a partir de temas de Alimentação e Nutrição, problemas para discussão e os respectivos objetivos do aprendizado. As discussões dos temas foram realizadas semanalmente sob a mediação de um professor tutor e econtou com a participação de 192 alunos. Apresentamos neste trabalho os resultados da discussão do tema hipertensãoque contou com a a participação de 48 alunos. A maioria dos alunos (92%) informou não ter dificuldades no processo de discussão e avaliou a atividade como excelente (47%), boa (42%) e regular (11%). Conclui-se que a interface entre a PBL e a educação nutricional, apresentou uma visão transformadora, dialógica e problematizadora do aprendizado. As discussões nos grupos tutoriais remetiam o aluno à reflexões contextualizadas sobre o tema hipertensão. É possível que, a implementação da PBL na EJA, contribua para a promoção da saúde na escola e melhoria da qualidade do ensino e aprendizado.

Cite

CITATION STYLE

APA

Anastacio, A. S., & Pereira, S. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática, 24(46), 191. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p191-207

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free