FABRICAÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO COLONIAL ANALISADA SOB OS CRITÉRIOS DA INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 30/2013 (MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU, PARANÁ, BRASIL)

  • Tesser I
  • Fariña L
  • Kottwitz L
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este estudo foi realizado em 17 propriedades produtoras de queijo colonial artesanal de três municípios do oeste da Cantuquiriguaçu (PR). Por meio de questionário, buscou-se conhecer as condições de produção do leite e da fabricação dos queijos coloniais, para que fossem comparados com os critérios da Instrução Normativa nº 30/2013 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os resultados indicaram que em todas as propriedades avaliadas (100%) não havia certificação como livres de brucelose e tuberculose, nem programa para controle de mastite, nem de boas práticas de ordenha e de manipulação dos queijos, além de deficiências no controle da qualidade da água, do controle de pragas e da maturação dos queijos. Considerando os critérios da IN30/2013, as propriedades foram consideradas inadequadas para a produção. No entanto, cabe destacar que o município 01 tem implantadas diversas medidas que atendem parcialmente quesitos da legislação, indicando que a implementação de políticas públicas e mais suporte técnico poderão auxiliar os produtores a se tornarem aptos para produção adequada de queijos com leite cru.

Cite

CITATION STYLE

APA

Tesser, I. C., Fariña, L. O. de, Kottwitz, L. B. M., Sosa, D. E. F., & Pramiu, D. C. (2016). FABRICAÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO COLONIAL ANALISADA SOB OS CRITÉRIOS DA INSTRUÇÃO NORMATIVA no 30/2013 (MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU, PARANÁ, BRASIL). Revista Do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 71(4). https://doi.org/10.14295/2238-6416.v71i4.506

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free