Desigualdades de acesso e qualidade dos serviços de saneamento básico da bacia hidrográfica do rio Camarajipe – Salvador (BA)

  • Coelho C
  • Borja P
  • Santos M
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Nas últimas décadas, puderam-se observar as repercussões do modelo de desenvolvimento vinculado ao capitalismo avançado, com a ampliação das injustiças sociais no mundo (PIKETTY, 2014) e a degradação do meio ambiente em níveis preocupantes, colocando em risco a saúde das populações e a própria vida no planeta. As repercussões desse modelo vêm sendo evidenciadas nos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que têm destacado a influência das atividades humanas no sistema climático, com aumento da temperatura e alterações preocupantes no ciclo da água. O nível de desigualdade social, destacado pela ONU, é evidenciado pela existência de cerca de um terço da população mundial vivendo em assentamentos precários, sem acesso a serviços públicos e em situação de insalubridade ambiental. Promover cidades justas e sustentáveis tem se tornado um grande desafio para os países. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável tratam das cidades nos ODS 11 e 6, que preveem tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e também que seja assegurada a disponibilidade e gestão sustentável da água e esgotamento sanitário para todas e todos até 2030. Assim, o presente artigo visa contribuir no debate sobre os ODS e seu diálogo com os pressupostos do direito à cidade, por meio de uma revisão crítica da literatura sobre o tema. Pôde-se constatar que os objetivos 11 e 6 dialogam com o ideário do Estatuto das Cidades – Lei no. 10.257/2001 –, que, ao definir o objetivo da política urbana de ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, estabelece como uma de suas diretrizes gerais a garantia do direito a cidades sustentáveis. O estudo mostrou-se relevante dada a necessidade de cumprimento pelas cidades brasileiras dos ODS aqui discutidos e por expor os fatores que têm influenciado o alcance do direito à cidade sustentável no país. Palavras-chave: ODS. Direito à cidade. Sustentável.

Cite

CITATION STYLE

APA

Coelho, C. S., Borja, P. C., & Santos, M. E. P. dos. (2019). Desigualdades de acesso e qualidade dos serviços de saneamento básico da bacia hidrográfica do rio Camarajipe – Salvador (BA). Bahia Análise & Dados, 29(2), 152–173. https://doi.org/10.56839/bd.v29i2.7

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free