Caracterização dos pacientes com Lesão Medular atendidos no setor de Fisioterapia Aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

  • Baccaro V
  • Ramalho V
  • Lourenço M
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Objetivo: Caracterizar os pacientes com diagnóstico de Lesão Medular (LM) atendidos no setor de fisioterapia aquática de um centro de reabilitação referência em São Paulo-SP. Métodos: estudo retrospectivo, descritivo baseado na análise de prontuários de pacientes atendidos entre janeiro de 2010 e março de 2015. Resultados: Foram analisados 95 prontuários. Idade média de 44,5 anos, prevaleceu o sexo masculino (62%); 64,2% das causas foram não-traumáticas e a maior parte dos pacientes realizou Fisioterapia Aquática, Fisioterapia no solo e Psicologia. Os motivos de desligamentos foram por faltas e intercorrências clínicas. Conclusão: Os pacientes são, na maioria, do sexo masculino e adultos jovens. Principal etiologia não traumática foi a tumoral seguida por hérnia de disco, e quedas e acidentes automobilísticos como as causas traumáticas. Nível neurológico mais frequente foi o paraplégico, ASIA D.

Cite

CITATION STYLE

APA

Baccaro, V. M., Ramalho, V. D. M., Lourenço, M. A., Braga, D. M., Muzzi de Gouvêa, J. X., Lima, P. N., & Cristante, A. R. L. (2020). Caracterização dos pacientes com Lesão Medular atendidos no setor de Fisioterapia Aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Saúde Em Revista, 19(51), 3–14. https://doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v19n51p3-14

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free