Carcinofauna associada ao fital Caulerpa racemosa (Forsskal) J. Agardh e Bryopsis spp. do Arquipélago de São Pedro e São Paulo - Brasil.

  • SILVA R
N/ACitations
Citations of this article
25Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O fital é um habitat marinho que serve de abrigo e alimentação para a fauna e a flora relacionadas a ela. O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) possui uma alta biodiversidade e há muito do que se conhecer e explorar. Este trabalho amplia os conhecimentos dos crustáceos, sendo o primeiro a inventariar a carcinofauna associada ao fital do ASPSP. Foi encontrado um Alfeídeo Synalpheus, o Majídeo Mithraculus forceps (A. Milne Edwards, 1875), o Grapsídeo Plagusia depressa (Fabricius, 1775), o Nanocassiope melanodactyla (A. Milne-Edwards, 1867). Exemplares do gênero Amphitoe e Cymadusa. Hyale sp. Hyale macrodactyla Stebbing, 1899 e Elasmopus sp., Elasmopus brasiliensis (Dana, 1855), Elasmopus rapax Costa, 1853, E. pectenicrus (Bate, 1862), E. spinidactylus Chevreux, 1907 e Elasmopus brasiliensis (Dana, 1855). Os Isopoda Joeropsis sp. também apareceram nas amostras. Os Tanaidacea estiveram representados com exemplares de Psamokalliapseudes granulosus, Leptochelia dubia, Calozodion sp. e Pseudosphyrapus sp. O ASPSP possui um registro de 32 espécies de Crustáceos; com o presente trabalho tal lista de espécies cresce para 40, registrando mais oito novas ocorrências e dez novos gêneros que não foram possíveis de identificar em nível específico. Os Amphipoda, Isopoda e Tanaidacea citados são registrados pela primeira vez para o Arquipélago.

Cite

CITATION STYLE

APA

SILVA, R. S. V. P. da. (2018). Carcinofauna associada ao fital Caulerpa racemosa (Forsskal) J. Agardh e Bryopsis spp. do Arquipélago de São Pedro e São Paulo - Brasil. Tropical Oceanography, 46(1). https://doi.org/10.5914/tropocean.v46i1.237212

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free