O alarmante aumento da resistência bacteriana a antimicrobianos. Seria o uso inapropriado destes um fator de influência?

  • Galvão A
  • Brandão L
  • Malheiros A
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O uso inadequado de antibióticos promove a resistência bacteriana, juntamente com fatores de risco como má higiene, migração e redução na descoberta de novas classes de antimicrobianos. Atualmente, em escala global, há cerca de 700 milhões de mortes anuais devido a patologias relacionadas à resistência, e esse número pode chegar a 10 milhões anualmente. O estudo focou na resistência antimicrobiana no Distrito Federal. Entre as pessoas com mais de 70 anos, cerca da metade apresentou comportamento inadequado em relação ao uso de medicamentos. 15% relataram infecções anteriores por organismos multirresistentes. Além disso, 38,5% tiveram patologias persistentes, mesmo após o uso correto de medicamentos, exigindo assistência profissional e mudança de medicamentos. A pandemia da Covid-19 também contribuiu para o aumento da resistência. 9,1% dos entrevistados admitiram ter usado antibióticos para tratar ou prevenir a Covid-19. Os resultados mostram uma baixa prevalência de comportamento de risco para a resistência antimicrobiana na população estudada. No entanto, essa conclusão é limitada à população do Distrito Federal, especialmente na região central, onde a universidade está localizada, o que afeta a representatividade. Abordar o uso inadequado de antibióticos e entender os fatores de risco é importante para combater a resistência antimicrobiana. Monitoramento e pesquisas mais abrangentes são essenciais para desenvolver estratégias e políticas eficazes no enfrentamento desse desafio global à saúde.

Cite

CITATION STYLE

APA

Galvão, A. L. Z., Brandão, L. de M., Malheiros, A. J. S., Fernandes, H. C., & Castro, F. F. dos S. (2023). O alarmante aumento da resistência bacteriana a antimicrobianos. Seria o uso inapropriado destes um fator de influência? Brazilian Journal of Health Review, 6(4), 18589–18602. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n4-356

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free