Gamificação: uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem de ciências naturais e educação ambiental na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)

  • De Oliveira J
  • Dos Santos L
  • Carvalho D
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

No início da década de 1990, surge a necessidade de se implementar a discussão da relação homem-meio ambiente, a priori, em espaços formais de educação. Neste sentido, surge à educação ambiental que passa a ser discutida dentro do contexto das ciências da natureza, que assumem um papel de fundamental importância, mas esbarram na abstração e linguagem de difícil compreensão. Diante disso, surge a necessidade pela busca e implementação de metodologias ativas, inovadoras e que atendam às necessidades e expectativas da sociedade atual. Neste contexto, inúmeras ferramentas digitais vêm sendo avaliadas e aplicadas, entre as quais a gamificação por meio dos jogos digitais ou videogames. A literatura recente (2017- atual) apresenta inúmeros trabalhos que avaliaram a inclusão da gamificação nos currículos tradicionais de ensino. Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os principais resultados obtidos nos últimos seis anos (2017-atual) que utilizaram a gamificação como um recurso que auxilia nos processos de aprendizagem. Os resultados apontaram que os diferentes jogos desenvolvidos e avaliados apresentaram inúmeros resultados favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem, entre os quais: i) aumento do interesse do aluno pelo conteúdo a ser discutido; ii) a mudança da condição do discente passivo a ativo e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem; iii) a inserção das questões ambientais no contexto no qual se encontra inserido o aluno e; iv) a minimização da ideia de ciências “abstratas” e sem correlação com a realidade.

Cite

CITATION STYLE

APA

De Oliveira, J. N., Dos Santos, L. J. O. G., Carvalho, D. S., De Oliveira, A. S., & Paniagua, C. E. da S. (2023). Gamificação: uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem de ciências naturais e educação ambiental na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Brazilian Journal of Health Review, 6(2), 5554–5564. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-086

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free