CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA OBTIDO POR DIFERENTES MÉTODOS DE PROCESSAMENTO.

  • Barros É
  • Venturini Filho W
N/ACitations
Citations of this article
10Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A soja é considerada alimento de alto valor nutritivo por ser fonte de energia, proteínas, vitaminas, antioxidantes e minerais. Em função da sua riqueza nutricional, o objetivo do presente trabalho foi analisar as características físico-química e sensorial de Extrato Hidrossolúvel de Soja (EHS) obtido por dois métodos de processamento (extração a quente e a frio), bem como determinar a composição centesimal e o valor energético da soja e do okara. O planejamento experimental foi delineado pela produção do EHS em vaca mecânica (tratamento 1-método 1) e em caldeirão de alumínio (tratamento 2-método 2). As análises realizadas para caracterizar o EHS fisico-quimicamente foram umidade, proteínas, lipídios, cinzas, carboidratos, fibra bruta (composição centesimal), pH, acidez titulável, sólidos totais, sólidos solúveis, açúcares redutores e açúcares redutores totais. O EHS também foi analisado sensorialmente pelo teste de aceitação (escala hedônica). Para o grão de soja e o okara realizou-se a análise centesimal. A proporção soja:água (1:10) utilizada no processamento foi elevada, como consequência, o EHS obtido pelo método de extração a frio (caldeirão de alumínio) apresentou reduzidas concentrações de proteína quando comparado ao exigido por lei (mínimo de 3%). Os provadores não notaram diferença sensorial entre os métodos utilizados na elaboração do EHS, com exceção do atributo odor que diferiu significativamente. Os provadores demonstraram baixa aceitação ao EHS, por avaliarem a maioria dos atributos com notas em torno de 5, indicando indiferença ao produto.

Cite

CITATION STYLE

APA

Barros, É. A. de, & Venturini Filho, W. G. (2016). CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA OBTIDO POR DIFERENTES MÉTODOS DE PROCESSAMENTO. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, 10(1). https://doi.org/10.3895/rbta.v10n1.2016

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free