Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética.

  • Praciano J
  • Feitosa R
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.

Cite

CITATION STYLE

APA

Praciano, J. B. A., & Feitosa, R. A. (2020). Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 12(1), 244. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.36838

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free