Morfologia e densidade básica das folhas de tucum ( Bactris inundata Martius) como fonte de fibras celulósicas para papel.

  • Pereira S
  • Muñiz G
  • Nisgoski S
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Este trabalho trata da avaliação das características morfológicas e da densidade das palhas provenientes das folhas da palmácea Bactris inundata Martius. A densidade básica das folhas de tucum (Bactris inundata) apresentou-se bastante uniforme no momento da sua determinação, tendo sido observado um valor médio de 0,342 g/cm³. Bactris inundata apresentou duas fibras diferenciadas pelas suas características morfológicas. Uma, com comprimento médio de 0,69 mm, largura de 10,56 µm, lume de 2,63 µm e espessura da parede de 3,97 µm, classificada como curta; outra, com comprimento médio de 2,33 mm, largura de 7,66 µm, lume de 1,85 µm e espessura da parede de 2,91 µm, classificada como longa. A fibra "A" de Bactris inundata apresentou um baixo coeficiente de flexibilidade (25,12%) e um razoável índice de enfeltramento (66,85). A fibra "B" de Bactris inundata apresentou um baixo coeficiente de flexibilidade (24,09%) e um altíssimo índice de enfeltramento (313,59). As relações entre as dimensões das fibras indicaram que estas podem ser utilizadas na produção de papel kraft com bons índices de resistência físico- -mecânica em algumas de suas propriedades.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pereira, S. de J., Muñiz, G. I. B. de, Nisgoski, S., & Ceccantini, G. (2002). Morfologia e densidade básica das folhas de tucum ( Bactris inundata Martius) como fonte de fibras celulósicas para papel. Ciência Florestal, 12(1), 39–48. https://doi.org/10.5902/198050981699

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free