Estudo da vulnerabilidade natural da sub-bacia do Rio Piracicaba/MG utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG)

  • Sokoloski L
  • Ferreira M
  • Viterbo G
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A crescente urbanização desordenada que vem ocorrendo no Brasil, tem provocado um aumento na pressão sobre os recursos hídricos, além de produzir alterações no ciclo hidrológico. Nesse contexto, perante às diversas pressões exercidas em uma bacia hidrográfica, torna-se necessário a avaliação de sua vulnerabilidade natural o que permite o planejamento ambiental na área. A sub-bacia do rio Piracicaba-MG, afluente da margem esquerda do rio Doce, apresenta alto grau de antropização e concentra atividades econômicas importantes, com destaque para atividades minerárias. Desta forma, este trabalho tem por objetivo elaborar um mapa de vulnerabilidade natural para a sub-bacia do rio Piracicaba-MG, considerando as variáveis geologia, pedologia, declividade e cobertura vegetal. Para elaboração do mapa de vulnerabilidade da sub-bacia do rio Piracicaba-MG foi utilizado o Sistema de Informações Geográficas (SIG), como ferramenta de análise dos fatores que definem a vulnerabilidade da bacia. A metodologia utilizada foi a análise multicritério, por meio da álgebra de mapas, empregando pesos para cada classe obtida nos elementos considerados (geologia, pedologia, declividade e cobertura vegetal), que variam de 1 a 5, considerando o grau de vulnerabilidade à erosão. Os resultados encontrados apontaram que a área com maior vulnerabilidade natural está situada no alto curso do rio Piracicaba, indicando que esta área deve ser prioritária para conservação.

Cite

CITATION STYLE

APA

Sokoloski, L. J. F., Ferreira, M. R. A., Viterbo, G. A., Belotti, F. M., & Vieira, E. M. (2019). Estudo da vulnerabilidade natural da sub-bacia do Rio Piracicaba/MG utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, 10(2), 211–222. https://doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.002.0018

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free