Desafios e oportunidades de mensurar políticas públicas ambientais descentralizadas na Amazônia: o caso do Pará (Paper 393)

  • Da Silva B
  • Azevedo-Ramos C
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Entre os estados da Amazônia Brasileira, o Pará tem avançado na descentralização da gestão ambiental a favor dos municípios. O sucesso de toda política pública, no entanto, baseia-se no seu acompanhamento e avaliação do atingimento de suas metas. O presente estudo objetivou discutir os desafios e oportunidades para a implantação de mecanismos de monitoramento da gestão ambiental municipal no Pará com base em documentos e bibliografia associada. Embora políticas públicas do Estado tenham incluído alguns critérios de desempenho, estes ainda são eminentemente políticos e limitados no tempo. Adicionalmente, não existe por parte do Estado e dos municípios mecanismos de monitoramento e avaliação da gestão uniformes e objetivos. Desta forma, é possível concluir que a gestão ambiental municipal no Estado carece de ferramentas que possam retroalimentar o sistema, contribuindo na correção de rumos no nível local e na avaliação do desempenho municipal no nível estadual. Diante disso, o desenvolvimento de indicadores de desempenho municipal torna-se urgente para aumentar a transparência, o acompanhamento e o aperfeiçoamento da política de descentralização ambiental.Palavras-chave: Amazônia. Indicadores. Gestão Ambiental Municipal. Pará. Brasil.

Cite

CITATION STYLE

APA

Da Silva, B. E. B., & Azevedo-Ramos, C. (2018). Desafios e oportunidades de mensurar políticas públicas ambientais descentralizadas na Amazônia: o caso do Pará (Paper 393). Papers Do NAEA, 1(1). https://doi.org/10.18542/papersnaea.v1i1.11132

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free