Análise farmacocinética, toxicológica e farmacodinâmica in silico do flavonoide quercetina isolado das sementes de Bixa orellana l.

  • Moura M
  • Araújo V
  • Sousa J
N/ACitations
Citations of this article
6Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente estudo objetivou analisar in silico as propriedades farmacocinéticas e toxicológicas do flavonoide quercetina isolado das sementes de Bixa orellana para observar a viabilidade desse metabólito como candidato a fármaco no tratamento das dislipidemias. E, ainda, avaliar a farmacodinâmica por meio de docking molecular na HMG-CoA redutase o comparando com o fármaco de referência sinvastatina e propondo o seu possível mecanismo de ação. Para a análise farmacocinética e toxicológica, utilizou-se o servidor online PreADMET realizando as predições tendo como base a relação estrutura-atividade das moléculas. A análise farmacodinâmica foi realizada por meio de docking computacional utilizando o software AutoDock Vina para obter as estruturas moleculares e a energia de ligação do complexo alvo-ligante. Conforme as análises dos resultados ADME, a quercetina apresentou dados farmacocinéticos e toxicológicos bem próximos aos da sinvastatina. O docking molecular indicou o valor da energia de ligação da pose mais estável para o flavonoide e o alvo sendo de –8,8 kcal/mol enquanto que com sinvastatina apresentou uma energia de –6.6 kcal/mol, evidenciando que a quercetina liga-se com maior estabilidade com o sítio ativo do que o fármaco comercial. A variação de afinidade entre os dois ligantes foi estatisticamente significativa com P<0,0001 indicando o complexo quercetina-HMG-CoA redutase como estatisticamente mais estável. Sugere-se que sejam feitos estudos in vitro a fim de confirmar a capacidade de inibição da HMG-CoA redutase para compreensão do desenvolvimento do seu efeito hipolipidêmico.

Cite

CITATION STYLE

APA

Moura, M. C. L. de, Araújo, V. L. L. de, & Sousa, J. A. de. (2020). Análise farmacocinética, toxicológica e farmacodinâmica in silico do flavonoide quercetina isolado das sementes de Bixa orellana l. Research, Society and Development, 9(3), e170932242. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2242

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free