História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013)

  • Filipim P
  • Rossi E
  • Rodrigues E
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Neste artigo, a intenção é abordar a história da institucionalização da educação infantil no Brasil, tendo como fonte a legislação brasileira e pesquisas realizadas sobre o tema. As nomenclaturas existentes para as instituições deste nível encerram, em si, conceitos e finalidades distintos e estão atreladas aos contextos históricos de seus países de origem.  Ao longo da idade moderna, criou-se um conceito de infância e o entendimento da importância de estímulos para o seu desenvolvimento. Essa mentalidade impulsiona iniciativas de criação de espaços exclusivos de formação e a compreensão do direito da criança à educação. Essa visão é contemplada no texto da Constituição Federal do Brasil de 1988 e no Estatuto da criança e do adolescente – Lei nº 8.069/90. Assim, como direito, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) insere a educação infantil no sistema de educação nacional, sendo a obrigatoriedade de parte deste nível instituída pela Lei 12.796 de 2013.  Correlatas a essas mudanças, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil propagam a ideia educacional de indissociabilidade do cuidar, do educar e do brincar.

Cite

CITATION STYLE

APA

Filipim, P. V. de S., Rossi, E. R., & Rodrigues, E. (2017). História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013). Revista HISTEDBR On-Line, 17(2), 605. https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650411

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free