FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO PARÁ (INDÍGENA) E NA BAHIA (AFRODESCENDENTE)

  • Do Amarante K
  • Rodrigues G
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O presente estudo tem como tema a formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais. A pesquisa foi motivada pela intenção de comparar a produção científica sobre o tema em duas regiões diferentes geográfica e etnicamente, sendo uma predominantemente indígena e, a outra, afrodescendente, na perspectiva de desvelar o que publicações acadêmicas dessas regiões examinam e sugerem sobre a formação de professores no campo das relações étnico-raciais. A questão norteadora foi: o que revistas acadêmicas de educação na área de formação de professores para as relações étnico-raciais publicam em regiões de presença predominantemente de afrodescendentes e o que publicam em regiões predominantemente indígenas. O que são examinados e sugeridos para essa formação? Escolheu-se as regiões de Santarém-PÁ e Vitória da Conquista-BA por reunirem grande número de grupos étnicos indígenas e quilombolas, respectivamente, e revistas acadêmicas na área da educação em universidades locais (Exitus – UFOPA e Práxis Educacional – UESB). Trata-se de uma pesquisa de exploração bibliográfica cujo levantamento dos dados consistiu na busca das produções científicas nas revistas no período entre 2011 a 2020 centrados nos marcadores “formação de professores” e “relações étnico-raciais”. Inferimos que predominantemente as produções encontradas abordam a adequação curricular para o ensino das relações étnico-raciais para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais à luz da Lei nº10.639/03, nenhuma sugere técnicas ou métodos para a formação e todas produções abordavam afrodescendentes.

Cite

CITATION STYLE

APA

Do Amarante, K. C., & Rodrigues, G. C. L. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO PARÁ (INDÍGENA) E NA BAHIA (AFRODESCENDENTE). Práxis Educacional, 16(40), 258. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6835

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free