Efeito do volume do tubete no crescimento inicial de plântulas de Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex Steud e Jacaranda micranta Cham.

  • Malavasi U
  • Malavasi M
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O ensaio comparou os efeitos de tubetes de quatro volumes no crescimento de mudas de Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex Steud e Jacaranda micranta Cham. até 180 dias após o plantio (DAP). Foram utilizados tubetes plásticos de seção circular e volume de 55, 120, 180 e 300 cm3 preenchidos com substrato comercial. Os resultados indicaram que, durante a fase de viveiro na qual não fora anotada nenhuma mortalidade, os tubetes menores causaram diminuição da massa seca do sistema radicular e do número de radicelas. O crescimento a campo em altura e diâmetro das mudas das duas espécies utilizadas no ensaio resultou em similaridade estatística entre as originadas de tubetes com volumes de 120, 180 e 300 cm3 ao final de 180 dias após plantio.

Cite

CITATION STYLE

APA

Malavasi, U. C., & Malavasi, M. de M. (2006). Efeito do volume do tubete no crescimento inicial de plântulas de Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex Steud e Jacaranda micranta Cham. Ciência Florestal, 16(1), 11–16. https://doi.org/10.5902/198050981883

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free