ASPECTOS AMBIENTAIS DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ DO RIO GRANDE DO NORTE (RN) E PARAÍBA (PB)

  • Lucena M
N/ACitations
Citations of this article
17Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Apesar da relevância, as discussões e a disseminação de informações, a execução de medidas para o enfretamento da desertificação praticamente não têm sido executadas. Neste sentido, este trabalho visa apresentar uma síntese de informações sobre os aspectos ambientais das áreas susceptíveis à desertificação no Semiárido brasileiro e apresentar as características socioambientais relacionadas mais diretamente com a desertificação no Seridó do Rio Grande do Norte e Paraíba. Para tal, foi realizada pesquisa onde se efetuou consulta a livros, documentos institucionais, periódicos especializados, artigos científicos e acesso a bancos de dados, por meio de expressões em português que dissessem respeito à desertificação, áreas susceptíveis à desertificação, núcleo de desertificação e núcleo de desertificação do Seridó. Constatou-se que as ASD, no Brasil, ocupam 1.340.000 km2, sendo a região semiárida sua principal  integrante. Nas ASD, predominam índices pluviométricos abaixo de 800 mm, com alta evapotranspiração potencial. Os solos, com longa ocupação humana e sensibilidade à erosão de moderada a alta, apresentam os seguintes níveis de degradação: 40,80% “moderado”; 27,68% “grave” e 5,86% “muito grave”. A Caatinga é bioma predominante, onde 46,4% do território apresentam-se antropizados. No Seridó RN/PB, as implicações das atividades econômicas predominantes, caracterizadas por intensa extração de lenha, para utilização na indústria ceramista e em pequenas indústrias urbanas, e pela utilização crescente das terras, antes voltadas à agricultura, para a produção pecuária, estão forjando um quadro de degradação ambiental, requerendo, em função de suas características naturais, um modelo de aproveitamento econômico adequado às condições semiáridas.

Cite

CITATION STYLE

APA

Lucena, M. S. de. (2019). ASPECTOS AMBIENTAIS DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À DESERTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ DO RIO GRANDE DO NORTE (RN) E PARAÍBA (PB). HOLOS, 5, 1–17. https://doi.org/10.15628/holos.2019.3938

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free