Evidências de Correlação entre a Formação Yguari (Uruguai) e as Formações Rio do Rasto e Sanga do Cabral (Rio Grande do Sul - Brasil)

  • AZEVEDO S
  • LAVINA E
  • BARBERENA M
  • et al.
N/ACitations
Citations of this article
13Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

São apresentados os resultados do estudo de um perfil geológico realizado ao longo da rodovia Melo-Centurion, no Uruguai, em afloramentos da Formação Yaguari. O Membro Inferior desta unidade é dominantemente pelítico enquanto o Superior apresenta-se essencialmente arenoso, exibindo laminação planoparalela e estratificações cruzadas de pequeno a grande porte. O Membro Superior inclui também níveis de conglomerados intraformacionais, onde são encontrados fragmentos ósseos muito semelhantes aos que ocorrem na Formação Sanga do Cabral (Triássico Inferior) do Estado do Rio Grande do Sul. O Membro Inferior mais a parte basal do Membro Superior apresenta claras afinidades litológicas e de posicionamento estratigráfico com a Formação Rio do Rasto que aflora na rodovia Bagé-Aceguá; o Membro Superior, por sua vez, corresponde à Formação Sanga do Cabral. Em vista da correspondência traçada acima e da falta de evidências de um hiato sedimentar maior, o limite Permo-Triássico na região parece ser claramente gradacional.

Cite

CITATION STYLE

APA

AZEVEDO, S. A., LAVINA, E. L., BARBERENA, M. C., FERRANDO, L., & ANDREIS, R. R. (1985). Evidências de Correlação entre a Formação Yguari (Uruguai) e as Formações Rio do Rasto e Sanga do Cabral (Rio Grande do Sul - Brasil). Pesquisas Em Geociências, 17(17), 112. https://doi.org/10.22456/1807-9806.21693

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free