JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (1971-2017)

  • Oliveira S
  • Batista S
N/ACitations
Citations of this article
7Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Como tem se dado a construção de reformas educacionais e diretrizes curriculares admitindo-se a relação entre educação e trabalho à medida que a escolarização tem sido adotada como central nas políticas públicas que visão a inserção social dos jovens? A partir desta questão norteadora, o objetivo deste estudo é aprofundar quanto às concepções das reformas do ensino médio articulado ou não à profissionalização dos jovens. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, constata-se o vigor do dualismo entre o ensino propedêutico e o profissionalizante, sendo a não superação desta dualidade o que tem definido a identidade do ensino médio e os seus limites enquanto possibilidade de escolarização e profissionalização dos jovens. Pode-se compreender que as mudanças ocorridas nas legislações educacionais nos últimos anos têm sido para cumprir formalidades de natureza quantitativa e econômica sem que se tenha enfrentado satisfatoriamente os desafios para promover a emancipação do jovem por meio da educação. Um aspecto revelador desse processo é a permanência de reformas educacionais que priorizam a busca de uma inserção rápida no mercado de trabalho sem que essa inserção se converta em melhores níveis de escolarização dos jovens.

Cite

CITATION STYLE

APA

Oliveira, S. R. de, & Batista, S. S. dos S. (2018). JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (1971-2017). Revista Espaço Do Currículo, 1(11). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.34824

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free