COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA DAS SEMENTES DECARVOEIRO - Tachigali vulgaris L.F. Gomes da Silva e H.C. Lima (FAMÍLIA: FABACEAE – CAESALPINIOIDEAE)

  • Pilon N
  • Melo A
  • Durigan G
N/ACitations
Citations of this article
10Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O cultivo de plantas nativas seja para a exploração econômica, para restauração ecológica ou qualquer outra finalidade, depende, antes de tudo, da possibilidade de propagação das espécies. A produção de mudas é o meio usual de propagação de plantas, considerando-se fundamental a germinação das sementes. Tachigali vulgaris é uma espécie arbórea de crescimento rápido e grande porte, com potencial madeireiro, cujas sementes apresentam dormência tegumentar, que dificulta a produção de mudas. Buscando encontrar a técnica mais eficaz para quebra de dormência de suas sementes, foram comparados cinco tratamentos com cinco repetições: controle, escarificação mecânica, imersão em água em temperatura ambiente (24 horas), escarificação mecânica + imersão em água em temperatura ambiente e escarificação ácida por imersão em ácido sulfúrico concentrado durante duas horas. Quase todas as sementes germinaram dentro de sete dias após a instalação do teste. As sementes sem tratamento ou imersas em água em temperatura ambiente durante 24 horas apresentaram porcentagem de germinação muito baixa, inferior a 25%. A germinação obtida para os tratamentos escarificação mecânica com lixa no 80 (84%), escarificação mecânica + imersão em água (72%) e escarificação ácida (71%) não diferiram significativamente entre si. Para a produção de mudas da espécie, portanto, recomenda-se a escarificação mecânica das sementes com lixa, pelo bom resultado de germinação e por dispensar o tratamento químico.

Cite

CITATION STYLE

APA

Pilon, N. A. L., Melo, A. C. G. de, & Durigan, G. (2012). COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA DAS SEMENTES DECARVOEIRO - Tachigali vulgaris L.F. Gomes da Silva e H.C. Lima (FAMÍLIA: FABACEAE – CAESALPINIOIDEAE). Revista Do Instituto Florestal, 24(1), 133–138. https://doi.org/10.24278/2178-5031.2012241385

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free