Estudo Comparado da Gestão das Visitações nos Parques Estaduais Turísticos do Alto da Ribeira (PETAR) e Intervales (PEI)

  • Sarfati G
  • Sano N
N/ACitations
Citations of this article
21Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

O objetivo primário desta pesquisa é investigar porque dois parques estaduais relativamente semelhantes (PETAR e PEI) apresentam graus de conservação tão distintos. A hipótese central é que as diferenças podem ser explicadas em função das gestões diferentes, ou seja, o PEI é mais conservado que o PETAR, pois sua gestão é conduzida pela Fundação Florestal com a participação da comunidade local através de uma cooperativa. A análise dos dados e do resultado da pesquisa de campo nos leva a concluir que o PETAR está sofrendo um processo de deterioração de suas cavernas abertas à visitação e de seu entorno fruto do turismo desordenado, configurando assim a incidência da tragédia dos comuns. Já no caso do PEI foi constatada uma visitação mais controlada e limitada e, portanto, um grau de preservação do complexo turístico bastante superior. Conclui-se que o modelo de gestão no qual o PEI é vinculado a Fundação Florestal ajuda a explicar o melhor grau de conservação do parque em relação ao PETAR administrado pelo Instituto Florestal.

Cite

CITATION STYLE

APA

Sarfati, G., & Sano, N. N. (2012). Estudo Comparado da Gestão das Visitações nos Parques Estaduais Turísticos do Alto da Ribeira (PETAR) e Intervales (PEI). Revista Turismo Em Análise, 23(1), 207. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p207-237

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free