Não metam gênero na nossa religião! Educação em disputa nos movimentos “Escola sem partido” e “Con mis hijos no te metas”

  • Franco C
  • Maranhão Filho E
N/ACitations
Citations of this article
5Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

A pesquisa analisou discursos sobre a retirada do debate de gênero e educação sexual nas escolas nos movimentos Escola Sem Partido e Con Mis Hijos No Te Metas, observando o papel das narrativas religiosas. Partimos de duas grandes estratégias narrativas de controle sobre a sexualidade indicadas por Foucault (2015): 1) psiquiatrização da sexualidade perversa; 2) pedagogização do sexo da criança. Como resultado da análise de discurso, observamos que a narrativa cristã conservadora presente na amostra de pessoas adeptas dos movimentos reforça os binarismos de gênero, enfatizando corpo biológico como divino e as transformações culturais como desvios, traz discurso patologizante sobre as sexualidades não tradicionais e associa sexualidade com moralidade, cooptando-a para domínio das religiões. Essa base narrativa sustenta as relações entre religião, gênero e educação no contexto dos dois movimentos latinos.

Cite

CITATION STYLE

APA

Franco, C. D., & Maranhão Filho, E. M. de A. (2020). Não metam gênero na nossa religião! Educação em disputa nos movimentos “Escola sem partido” e “Con mis hijos no te metas.” REVER - Revista de Estudos Da Religião, 20(2), 293–313. https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a19

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free