Estudo da regulação social em Nannotrigona (Scaptotrigona) postiça Latreille, em duas colônias (normal e com rainhas virgens, com especial referência ao polietismo etário (Hym., apidae, Meliponinae)

  • Simões D
  • Bego L
N/ACitations
Citations of this article
9Readers
Mendeley users who have this article in their library.

Abstract

Foi estudada a divisão de trabalho entre as operárias de Nannotrigona (Scaptotrigona) postiça em uma colônia normal (com rainha físogástrica) e outra, com rainhas virgens. Os principais fatos observados foram:Do mesmo modo que ocorre em Apis, as atividades desempanhadas pelas operárias de S. postiça se modificam de acordo com a idade e, também, com as necessidades da colônia. A seqüência de atividades é semelhante entre a colônia normal e aquela com rainhas virgens. A alteração mais marcante é que existe uma antecipação de algumas atividades das operárias na colônia com rainhas virgens. A substituição da rainha físogástrica foi observada mostrando alguns aspectos comportamentais interessantes. Provavelmente, a aceitação da rainha em colônias de S. postiça se dê na fase em que a mesma encontra-se virgem. A longevidade média das operárias na colônia normal foi maior que na colônia contendo rainhas virgens.

Cite

CITATION STYLE

APA

Simões, D., & Bego, L. R. (1979). Estudo da regulação social em Nannotrigona (Scaptotrigona) postiça Latreille, em duas colônias (normal e com rainhas virgens, com especial referência ao polietismo etário (Hym., apidae, Meliponinae). Boletim de Zoologia, 4(4), 89. https://doi.org/10.11606/issn.2526-3358.bolzoo.1979.121832

Register to see more suggestions

Mendeley helps you to discover research relevant for your work.

Already have an account?

Save time finding and organizing research with Mendeley

Sign up for free